quinta-feira, 16 de agosto de 2007

VACAS MODERNAS X A COZINHA DO CURRAL


Dias desses, obrei por presenciar e escutar, um íntimo e descontraído papo de bois de final de tarde, no qual, estes faziam referências explícitas sobre alguns aspectos tidos como negativos das vacas de hoje.

Dentre uma dessas novas facetas negativas das vacas contemporâneas, aos olhos dos citados bois, a mais risível, e apontada a quase unanimidade bovina masculina, dizia respeito sobre os dotes culinários das vacas modernas, que segundo eles, hoje parece não mais existir, ou estar à beira da quase extinção.

Segundo conclusões relatadas pelo seleto grupo de bovinos,(sim, ali se encontravam, médicos, engenheiros,advogados, publicitários, etc.), e na acepção particular destes, as vacas que hoje se auto-intitulam como "modernas", relegaram a culinária a uma arte menor. E hoje, fazem questão de enfatizar com um certo e odioso ar de orgulho e desdém, que se contentam mesmo, com uma simples “saladinha”, e que não sabem, e nem querem mais, aprender a cozinhar. Ou seja: A cozinha do curral, na visão singela e particular desses bois, em tempos modernos, foi assim, quase que praticamente exilada da pauta da vaca atual, se mostrando agora restrita e limitada aos empregados da casa, e ou quando muito, a gerência e condução dos próprios bois, que agora estão a se mostrar cada vez mais atuantes nessa área.

Ouvi ainda, impagáveis e saudosos comentários, sobre certos bolinhos de batata ralada, arroz, aipim e afins, além de ontológicas empadinhas, dentre outras delícias “engordativas”, sem falar em alguns soberbos e citados doces todos de autoria de suas respectivas vacas mães e avós, que as vacas de hoje, simplesmente ignoram. E pasmem: Lá pelas tantas, - os bois já deviam estar “meio-altos” mesmo – ouvi, que uma VACA-COMPLETA, uma verdadeira MULHER com “M” maiúsculo, deveria saber cozinhar e muito bem !

Apesar da exasperação do ambiente, e dos exagerados argumentos bovinos masculinos, não pude deixar de refletir: - “Nossa, quão deitados estão esses atuais e ‘modernos’ bois”! Estão agora a querer eles de uma vaca moderna, simplesmente tudo: Em primeiríssimo lugar, sexo de qualidade, logo em seguida, que a vaca trabalhe e divida com eles, de igual por igual, as responsabilidades financeiras do curral, que gerencie uma casa, aí incluída à prole bovina, e que ainda faça comidinhas gostosas a tempo e a hora, nos moldes das mamães e vovós bovinas de tempos atrás ! Seria risível, se não fosse trágico, em uma rotina bovina diária contemporânea que se mostra limitada à apenas 24 horas !

Mas em retumbante protesto, revidei: - Não sou vaca divorciada da cozinha não, aliás adoro cozinhar, como “hobbie”, é claro! Por entender que cozinhar se trata de uma arte sofisticada e delicada, que envolve criatividade, concentração e acima de tudo inventividade e por que não dizer, até amor ! Mas simplesmente não dá para fazer os citados “bolinhos-artesanais”, dentro de uma rotina de vida, que envolve trabalho intelectual e árduo, horários rígidos para buscar e trazer filhos do colégio, supermercado, gerenciamento de empregados, limpeza e manutenção de casa, pagamento de contas, e por aí vai! Ficaram então os citados bois então, momentaneamente mudos, e sem argumentos...

Mas devo confessar a vocês, que depois de tudo o que ouvi, me senti invadida, por um certo e insidioso sentimento de culpa ! De fato, em algumas coisas aqueles insanos bois, detinham até, uma “meia-razão”: Os “bolinhos de batata” de nossas avós e mães, eram de fato impagáveis, e não se ache em qualquer lugar !

Ainda inebriada e embuída de tal sentimento, no dia seguinte, corri feito vaca-louca, e elaborei um jantar dos “deuses” e porque não dizer de “Chef” para meu boi. O cardápio elaborado e executado às pressas e às duras penas, em uma cotidiana quarta-feira, consistiu em nada mais nada menos, de que um salmão defumado, molho de alcaparras na manteiga, aspargos naturais levemente cozidos, batatas gratinadas, tudo regado a um excelente e providencial vinho branco !

O boi surpreso, de fato refestelou-se, e depois me olhou com aquele indisfarçável “olhar” de desejo bovino masculino! Só que eu, a essas alturas, e depois de tanta correria, já tava morta mesmo, e com duas providenciais olheiras de vaca embutidas !

Agora me poupem bovinos: Em tempos modernos, ou o “pecado gula”, ou o “pecado da luxúria”, os dois concomitantemente, só levando a vaca para jantar fora do curral. E, tenho dito!




28 Comentários:

Blogger Ana Paula disse...

Engraçado... Sempre achei que eu que fosse uma mulher moderna... Porque estudei, me formei bem, pq trabalho - quando tenho emprego, mas sempre desempenhando, sem frescura, stress ou humilhação e quando necessário, meu lado "do lar". Cozinho, sim, bem. Gosto de cozinhar. Sou uma mulher com M maiúsculo, completa? Hum, bom saber, aumenta meu poder de barganha!
Mas amiga, acho normal a mulher ter jornada tripla: trabalho, casa e cama. Só mulheres podem fazer isso com maestria. E continuarem bonitas, cheirosas e disponíveis. Sem ficar choramingando que estão cansadas e estressadas. Somos mulheres!

16 de agosto de 2007 às 21:38  
Blogger Rodrigo disse...

DM, acompanho de perto essa discussão de "moderna", mas isso é tudo modinha dos tempos que vivemos. A duras custas minha vaca me fez ver que não devemos dar muita atenção a esses "sinais dos tempos" e nos ater aos pequenos detalhes. Como boi posso dizer que não é caso prum salmão todo dia, as vezes, uma coisinha aqui e outra ali bastam. Vamos fazer assim, trate bolinhos de chuva como flores para os homens ;)

E acima de tudo, não compre guerra. Não se trata de quem merece mais ou menos.

Há de concordar, não há nada melhor do que "encher a barriga" de quem se gosta com muito carinho, e essa é a razão pros quitutes certo?

Beijos!!!
E tô louco pra poder voltar escrever..hehehe

16 de agosto de 2007 às 21:50  
Blogger Claudio disse...

DM, depois que inventaram o telefone e o delivery não acho necessário a mulher na cozinha.

Já os atributos ligados ao velho esporte bretão, esses são indispensáveis. Afinal é o único esporte que não é suspenso por falta de energia elétrica, né?

bjs

16 de agosto de 2007 às 23:12  
Anonymous Anônimo disse...

Eu e cozinha somos opostos que não se atraem... e até se retraem... rsrs

Beijo

16 de agosto de 2007 às 23:53  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho bom é cozinhar para as vacas! E ao lado de um bom vinho, comer com ela um macarrão a boilognesa. E depois ela.

16 de agosto de 2007 às 23:54  
Blogger Ana Paula disse...

Ah, isso sim... Quando o homem cozinha, me apaixono!

17 de agosto de 2007 às 00:01  
Blogger Logan Araujo disse...

DM
Eu cozinho muito bem e já fui até dono de restaurante, já tive namoradas excelentes na cozinha e outras que não conseguiam nem ferver água, não gosto de cozinhar todos os dias e nem ter a obrigação de ir pra cozinha em casa, então não me sinto no direito de cobrar de ninguém tais obrigações, quando estou apaixonado adoro cozinhar frutos do mar ou fazer pães caseiros, se o casal tem filhos um dos dois vai ter que cozinhar, quem tiver mais disponibilidade e ponto, se são só os dois é outro caso, se um não tá afim de cozinhar deixar que o outro vá pro fogão, se ninguém tá como saco pede-se comida pronta e tá resolvido, mas achar que alguém tende fazer aquela receita do bolinho da vovó que fica 3 horas peneirando a massa, isso já é um pouco demais.

17 de agosto de 2007 às 02:15  
Blogger Logan Araujo disse...

DM
Inclusive tem um frango ao mel com alecrim e gengibre que eu sirvo com arroz, um brócolis e mais umas coisinhas, que os amigos em Curitiba tão me perguntando quando eu volto lá pra preparar, se eu me animar dou a receita lá no blog.

17 de agosto de 2007 às 02:22  
Blogger DM disse...

Gente, também curto cozinhar, mas com tempo! Sou daquelas vacas à moda antiga, que tem até livro de receitadas, herdados da vó e mãe!
A invasão dos homens na cozinha deve ser sempre estimulada, a final inegavelmente eles em alguns casos até nos superam na área.... Mas a bagunça que eles deixam na cozinha é estarrecedora ....

Ah! Não tenho saco para fazer os tais bolinhos ....

Wolwe, fiquei curiosa com suas receitas...Mande-as para as vacas cozinheiras ....

Beijos em todos!

17 de agosto de 2007 às 07:32  
Anonymous Anônimo disse...

Uia...
na dúvida, to indo aprender a cozinhar...rs
bjosss

17 de agosto de 2007 às 08:00  
Anonymous Anônimo disse...

Homesn cozinheiros são a luxúria personificada! Ha ha ha

Adoro que cozinhem para mim! Adoro que estejam com a comida pronta qundo marcamos um jantar intimista na casa dele. Mesmo que seja delivery. Não sei cozinhar coisas requintadas, nem exijo que saibam.

Mas homens com roupinha de Chef, batendo um bolão na cozinha, além de lindo é sexy! UHU!

Vide: EDU GUEDES!
Ai..ai...
EDU GUEDES rules! Gastronimic men rules!!!! Cozinha de Aço Inox rules!

17 de agosto de 2007 às 09:57  
Blogger Avassaladora disse...

Até porque, depois dessa comidaria toda... quem tem ânimo pra fazer outra coisa a não ser dormir????
Beijos, adorei o texto!!!

17 de agosto de 2007 às 10:06  
Blogger DM disse...

Lady, você tem toda a razão ...
Homens vestidos de Chef, luxúria pura, aquele roupinha branca, cheia de botõezinhos, que coisa mais chique não ????
Gastronomic rules !
Não curto muito o Edu Guedes não, prefiro o Alex Aytala, aquele frances do GNT, e claro o Emmanuel Basolei (Que perdoem esses grandes Chefs, se errei na transcrição do nome ... Hoje to mais jurídica que gastronomica, duas apelações pra fazer com prazos estourando ...

By the way LAdy, about de Spider ?
Ou já trocou a teia, pelos causídicos ! To devendo especialmente para você, duas crônicas: Uma de super-heróis e outra sobre ADEVOGADOS !!!!

Aproveitando a deixa, porque vocês bois neste final de semana, não cozinham para suas vacas, de roupa de Chef e tudo hem ? Aí sim certamente dá para conjugar, os dois pecados capitais gula e luxúria ! Tudo de bom !

17 de agosto de 2007 às 10:17  
Blogger Ricardo Rayol disse...

O que dizer? Realmente cozinhar é uma arte, que modéstia parte domino. Mas mesmo no dia a dia dou conta do recado com um pé nas costas. E ainda compareço. E se não podemso conciliar as coisas por que não uma salada degustada diretamente no corpo do ser amado?

17 de agosto de 2007 às 11:22  
Anonymous Anônimo disse...

Ai Ricardo...etsa coisa de misturar comida com atos pecaminosos ja deu pano pra manga comigo! Nunca mais! Olhos grudados com leite condensado - Nunca mais! Juro!

DM: Well, Spider pelo jeito vai fazer teias em Campo Grande, pegou um projeto por aquelas bandas e queria me dizer q suas ausencias serão ainda mais frequentes. Vamos ver no que dá. Enquanto não me fizer mal, vou levando! Pantanal rules!

Quanto aos causídicos...meu imã para juristas está cada dia mais energizado. Eita karma!

PS: Hj o estagiário-gatinho-novinho-quase causídico foi me pargar de manã em casa pois era rodízio do carro do meu pai. Ele se ofereceu pois eu tinha q chegar cedo numa reunião. Achei fofo! Bem q este menino poderia ter uns aninhos a mais né? Aí eu faria ele cozinhar pra mim, ô se faria...

17 de agosto de 2007 às 13:24  
Blogger Mente Insana disse...

Oi, sou nova por aqui! Prazer!!!
hahaha... é verdade... ou a gente faz a comida ou a gente atende ao pecado da luxúria... rsrsrsrs... os dois... realmente não dá! Ontem eu arrumei a casa todinha pq hj tem faxineira, ai lá pras tantas vem meu boi e me olha com aquela cara de pidão... ha - ha - ha... nananinanããããoooo... não dava né? puxa... depois ele ainda solta a piadinha: vc já foi boa nisso!
há, eu não tinha que cuidar da casa, de filhos e DELE néam???
bjssssssssssss

17 de agosto de 2007 às 14:36  
Blogger DM disse...

Lady e Ricardo: Concordo com a Lady, essa mistura de pecados costuma não dar certo !

Então, por enquanto PANTANAL RULES !!! HÁ HA HÁ, AI LADY NÃO SEI COMO TI AGUENTAS !!!!


Sra. Perdida:

Você é benvinda, volte sempre!

17 de agosto de 2007 às 15:10  
Blogger Sarah Rubia Nunes disse...

Adoro cozinhar.......

Mas não me manda fazer o trivial que não sai nada, amo inventar receitas..... Mas de vez enquando.

Bom quando as crianças precisam comer e não estou disponivel, já sabem né? fondue ou pizza.

Em ocasiões especiais da pra fazer os dois, logico que não vai cair na fritura, mexer com cebola nem alho, coisinha leve, nada que um bom camarão VG não resolva, acompanhado de um bom vinho então, o cansaço fica para o outro dia.


Homens na cozinha??? amo, mas aqueles que deixam ela limpinha depois.


Wolve,
me deu agua na boca esse frango com alecrim, receitinha pra mim.

Mas se vou receber amigos, quem cozinha sou eu disso não abro mão, ele pode escolher os vinhos eu deixo.

Se um boi quiser comer alguma especialidade como os tais bolinhos tem restaurantes otimos.
Afinal ele quer uma vaca ou uma chef de cozinha?

Beth sumida.
Ainda esta me devendo a visita para tal panelada, kkkkkkkkkkkk.
Até a memeia ja experimentou meu tempero poxa.

Desculpem o desalinho de ideias to tirando o atraso do MSN e dos blogs.

bjs

17 de agosto de 2007 às 15:50  
Blogger DrFox disse...

Ai ai ai vaquinhas,

Nunca esqueçam que boi é pego pelo verde do pasto! hehehe

Quem disse que precisa ser todo dia? Mas alimentar seu boi e depois servir-se de sobremesa, é dos prazeres mais deliciosos para qualquer boi.

Está cansadinha? Tudo bem, faça como a ministra mandou, "relaxa e goza" e deixe o boi explorar o pasto a vontade enquanto você fica naquele transe acordada/dormindo.

Cozinha pra boi é hobby, pq se for pra levar a sério e todo dia é melhor abrir um bistrô e ganhar dinheiro.

Fazer o boi procurar bolinhos e quitutes em outras paragens além de brochante é extremamente perigoso, ele pode achar e trocar de pasto. :)

No mais, sabem que sou daqueles boi s-australopitecus, então relax.

Ana, adorei, Mulher com "M", Vaca com "V", Fêmea com "F".

Bjs

17 de agosto de 2007 às 17:11  
Anonymous Anônimo disse...

(Gargalhando aki*)

Boi-Australopitecus foi a melhor!
To regozijando de tanto rir!
Muito franca? Acho digno!

17 de agosto de 2007 às 17:26  
Blogger Van disse...

Meninas....
Saudades docês.
Beijucas

PS: Cozinhar é uma arte que eu domino e muito bem. Do trivial ao mais requintado prato. Adoro cozinhar pros amigos, pro meu homem e pra mim.
;)

17 de agosto de 2007 às 17:34  
Blogger DM disse...

Dr. Fox, que bom que voltou, estavamos com saudades dos seus comentários apimentados e sarcásticos ....

O Sr. não deixa de ter razão, as vezes é preciso pegar um boi pelo "pasto" ....

Eu e ela - Tb. adoro cozinhar, gosto do processo criativo da coisa, mas não aquelas comidas de "day by day" ...

Van: Também tava com saudades !!!

Conclusões: É preciso ser VACA com V maiúsculo, até na cozinha do curral!

Bom final de semana a todos!!!

17 de agosto de 2007 às 17:47  
Blogger Aryana Penno disse...

Ahhh não acho os bois totalmente errados não, sabe?
Esse povo de hoje em dia acha que tudo resolve em um piscar de olhos, a facilidade deixou até a vida meio sem graça.
Cozinhar deve ser muito legal, morro de vontade de aprender, mas sabe como é né... sou uma desastrada de primeira, capaz de colocar açúcar ao invés de sal no macarrão!
Ai não dá né?
^^
É, acho que nunca vou ser uma vaca-completa, me falta a atenção!
Beijus

17 de agosto de 2007 às 22:54  
Blogger Ricardo Rayol disse...

ah um detalhe, eu limpo tudo a medida que preparo.

17 de agosto de 2007 às 23:00  
Anonymous Anônimo disse...

- Você sabe porque esta semana eu pedi um frango assado, fiz aquele macarrão de panela, e não fiz questão de ir pra cozinha esta semana? Porque eu não quis! e já estou pensando na semana que vem!

ai!! ai!!

Até as Amélias de Hoje já não são mais iguais...

ha ha ha

18 de agosto de 2007 às 01:58  
Blogger Logan Araujo disse...

DM, eu e ela e demais vaquinhas prendadas a receita do Frango ao Mel já tá lá no blog.

18 de agosto de 2007 às 06:53  
Blogger Ana Paula disse...

Então, anônimo(a), não entendi... Você não cozinhou porque terá que cozinhar na semana que vem ou terá alguém que faça isso para vc?
Definitivamente, já não se faz mais Amélias como as de antigamente...

18 de agosto de 2007 às 20:32  
Anonymous Anônimo disse...

AH! Deus me livre vida de cozinheira... KKKK
bom, eu gosto de cozinhar mas só com bastante calma e tempo. Não gosto de nada na correria como é natural na minha rotina.
Chegar em casa de 12:30 pra ainda ir fazer o almoço, ninguém merece. Ainda mais no calor que faz aqui.
O que eu queria mesmo era chegar em casa e estar tudo pronto! aí é sonho de consumo. hehehehhehe
enquanto esse dia não chega, eu vou levando, meu boi ajuda, faz as frituras. Às vezes não tou com saco nenhum, e rola uma pizza ou lazanha pronta. Outras vezes faço uma surpresa e rola um jantar especial.

Mas é difícil não ficar exausta depois de preparativos assim ainda mais quando arrumo o apê.. affe, não tem quem aguente.

20 de agosto de 2007 às 10:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial



 

 

Um olhar feminino sobre o universo... digamos, bovino. Mulheres falando da vida e de outras mulheres.
Mulheres explicando às outras que, querendo ou não, somos todas umas vacas!




A calma alma má
A cor da letra
Adão Braga - Corpo, alma e espírito
Adão Braga - Conectado
Aletômetro
All Racing
Apoio Fraterno
Ansiosa e prematura
Avassaladora
Banana com peperoncino
Bomba MH
By Oscar Luiz
Coisas e tralhas - Mutumutum
Colóquio
Concerto em Dó Menor
Conversas furtadas
Eu sei, mas Esqueci
Eu sou garota?
Fábio Centenaro
Geek Chic
Gothicbox
Hipermoderna
Immortal lust
Instant Karma
Isso é Bossa Nova!
Irmãos Brain
Jornal da Lua
Juarez, o cabrito montês
Limão Expresso
Luz de Luma, yes party!
Jogando Conversa fora
Mas, bah!
Mais atitudes
Matérias repugnantes de um brejo
Melica
Memórias póstumas de um puto prestimoso
Meu cantinho
MOrsa sem pelo
Mulher é tudo bandida
Mulher Remédio
Neuróticos modernos - Filosofia mequetrefe
O estranho mundo de Mila
Oncotô?
Os pensamentos de eu e ela
Paola, a estranha
Papo de buteco
Pensar enlouquece, pense nisso
Pererecas em chamas
Pérolas políticas
Remembrança
Saber é bom demais
Sem frescura
She's like the wind
Sinceros receios
Smile
Sobre sapos, pererecas e afins
Somos todos uns cachorros
Sou para-raio de doido
Uma mente nada brilhante
Van Filosofia
Vertente
Wolverine responde



fevereiro 2007

março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
dezembro 2009
março 2010





Powered by Blogger



eXTReMe Tracker